quinta-feira, 3 de novembro de 2011

7.000.000.000 – Nossa, para que tantos zeros?

Calma, a Organização das Nações Unidades (ONU), tem a explicação: no dia 31 de outubro a população do mundial simbolicamente alcançou esse número: 7 BILHÕES DE PESSOAS! No entanto, é sempre importante lembrar que essa marca, na verdade, é  uma estimativa.

Em função deste acontecimento, o Portal IG publicou um infográfico que apresenta uma série de informações sobre a população do planeta Terra.  Para ter acesso e saber de que  forma  estes 7 bilhões de pessoas estão geograficamente distribuídos  clique aqui.

O Portal Terra, por sua vez, ressalta que para o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon,  a marca de 7 bilhões de pessoas não representa motivo de alegria. Afinal, diz ele, os recém-nascidos encontram um mundo contraditório, no qual há muita comida para uns e a falta de alimentos para um grande contingente de pessoas que todas noites dormem com fome. Para ele, esse recorde demográfico na verdade deve ser interpretado como "um chamado à ação". Além dos aspectos mencionados pelo secretário, podemos lembrar também que essas ditas 7 bilhões de pessoas são tratadas de forma diferenciada  segundo questões raciais, por exemplo. Muitas, inclusive, são alvo de preconceitos. 

Já a National Geographic, no início do ano, publicou um vídeo que apresenta vários dados sobre o Planeta Terra e os seus 7 bilhões de habitantes. Confira abaixo:


Esperamos que o "sete" seguido por vários "zeros" não ofusque aquilo que Ban Ki-moon disse em uma escola de Nova York, na semana anterior:  "Não se trata de números. Trata-se de pessoas". Acrescentamos ainda: diferentemente dos números, pessoas têm fome, sede, sonhos, ideologias, sentimentos, crenças, necessidades, cores...

Link para as reportagens relacionadas:

IG: Infográfico: um mundo com sete bilhões de pessoas
Terra: ONU: marca de 7 bi de habitantes não deve ser comemorada
Uol: ONU celebra 7 bilhões de pessoas no mundo e alerta para suas "contradições"
BBC: Países 'disputam' título de bebê número 7 bilhões

Higor Mozart

Um comentário:

  1. Adorei a postagem e o vídeo! tanto que "reepostei": http://geoprofessora.blogspot.com/2011/11/somos-7-bilhoes.html com os devidos créditos!

    Até podemos relacionar o ponto de vista das reportagens que sairam sobre o assunto com as teorias de crescimento demográfico:

    Reflexão: precisamos de planejamento familiar, consumir menos recursos naturais e produzir menos rejeitos! [Ideias Neomalthusiana?]
    Mas com certeza junto, ou até antes disto, precisamos de justiça social, menos concentração de renda e terras, menos desigualdades sociais e econômicas! [Ideias Reformistas/Marxistas!]

    ResponderExcluir