Sabe-se que avanço do mar ocorre no litoral dos dezessetes estados brasileiros banhados pelo Oceano Atlântico. A novidade agora é que em alguns lugares o mar está recuando e, em função disso, o mapa litorâneo vem sendo modificado. Mas quais as causas dessas alterações? O que temos a ver com isso? Além da ação natural do tempo, os estudos do Ministério do Meio Ambiente apontam que a ação do homem, seja por meio da modificação de cursos de rios ou da construção de casas, tem contribuído muito para essas alterações.
Mas você pode ainda estivar se perguntando "O que o homem tem a ver com isso?" Então, vejamos: historicamente considerava-se que o avanço do mar não trazia nenhuma consequência aos seres humanos. Entretanto, atualmente existe uma série de construções que ficam bem próximas ao mar e que podem ser atingidas com esse avanço. Observe o exemplo da foto acima, da cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Notou a quantidade de prédios existentes? Ou seja, agora as consequências são de ordem econômica e social. Ou seja, temos a ver com isso. E não é pouco!
Atualmente o avanço do mar causa maior preocupação nas regiões Norte e Nordeste. Um exemplo, é o estado de Alagoas, classificado como sendo de "alta vulnerabilidade". E sabe porque a situação lá é tão preocupante? Por causa da ação humana e por causa da geografia desse estado favocer o avanço do mar. Está vendo? A geografia do estado tem muito a ver com isso. Nós temos muito a ver com isso.
Se quiser ler sobre a situação de outros estados dessas regiões venha por aqui. Aproveite e veja o mapa das cidades que decretaram emergência devido ao avanço do mar desde 2006 e também as fotos dos estragos causados.
Sugestão de reportagem: Professora Janete.
Higor Mozart Geraldo Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário