sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O movimento do mar: o que temos a ver com isso?

Sabe-se que avanço do mar ocorre no litoral dos dezessetes estados brasileiros banhados pelo Oceano Atlântico. A novidade agora é que em alguns lugares o mar está recuando e, em função disso, o mapa litorâneo vem sendo modificado. Mas quais as causas dessas alterações? O que temos a ver com isso?  Além da ação natural do tempo, os estudos do Ministério do Meio Ambiente apontam que a ação do homem, seja  por meio da modificação de cursos de rios ou da construção de casas, tem contribuído muito para essas alterações.

Balneário Camboriú. Créditos: STOCK.XNGH

Mas você pode ainda estivar se perguntando  "O que o homem tem a ver com isso?" Então, vejamos: historicamente considerava-se que o avanço do mar não trazia nenhuma consequência aos seres humanos. Entretanto, atualmente existe uma série de construções que ficam bem próximas ao mar e que podem ser atingidas com esse avanço. Observe o exemplo da foto acima, da cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Notou a quantidade de prédios existentes? Ou seja, agora as consequências são de ordem econômica e social. Ou seja, temos a ver com isso. E não é pouco!

Atualmente o avanço do mar causa maior preocupação nas regiões Norte e Nordeste. Um exemplo, é o estado de Alagoas, classificado como sendo de "alta vulnerabilidade". E sabe porque a situação lá é tão preocupante? Por causa da ação humana e por causa da geografia desse estado favocer o avanço do mar. Está vendo? A geografia do estado tem muito a ver com isso. Nós temos muito a ver com isso.

Se quiser ler sobre a situação de outros estados dessas regiões venha por aqui. Aproveite e veja o mapa das cidades que decretaram emergência devido ao avanço do mar desde 2006 e também as fotos dos estragos causados.

Com informações do Portal Uol.

Sugestão de reportagem: Professora Janete.  
Higor Mozart Geraldo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário