sábado, 12 de março de 2011

Placas tectônicas, falhas geológicas e o terremoto no Japão

Conforme dados veiculados na versão online do Jornal Estadão, o terremoto que atingiu o Japão na última sexta-feira marcou 8,9 pontos na escala Richter e gerou um tsunami de 10 metros. Segundo o Portal G1, este, que é o terremoto mais intenso do Japão e o sétimo da história do mundo, provocou inúmeras perdas – mortos, feridos, desaparecidos, além de prejuízos materiais.  Em virtude disso, uma série de imagens, vídeos, textos, infográficos, entre outros, têm sido apresentados pela mídia a fim de explicar os acontecimentos. Dentre os diversos links, separamos os seguintes:

Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami: nesse texto chamamos atenção, em especial, para os dois infográficos presentes ao final da reportagem. O primeiro deles traz informações muito interessantes sobre placas tectônicas, falhas geológicas e o movimento destas. O segundo, por sua vez, demonstra como se dá a ocorrência de um tsunami.

Entenda o terremoto do Japão: neste link você poderá compreender questões relacionadas à tectônica de placas, aos tipos de terremotos e à intensidade dos mesmos.

Fotos: Diversas imagens que retratam o dia após o terremoto. 

Entenda o terremoto que atingiu o Japão: infográfico com os locais atingidos.

Aúdio: Professor explica impacto do terremoto no Japão.

Vídeos: Há registros sobre explosão em usina nuclear, resgates, destruição, entre outros.
 
Referências: G1, Estadão, O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário