O que é o Pibid?

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, busca "elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior, assim como inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais, como Provinha Brasil, Prova Brasil, SAEB, ENEM. Também busca Incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores formadores auxiliares dos futuros professores. Assim como, valorizar o magistério, por meio de incentivos aos estudantes que optam pela carreira docente."


Como é o Pibid de Geografia da Universidade Federal de Viçosa? 

Como graduandos do curso de Geografia, ciência que tem o espaço geográfico como o seu objeto de estudo, direcionamos nosso esforços para que os educandos tenham subsídios para visualizar a realidade a partir da  perspectiva espacial. Nessa busca aprendemos diariamente a grandeza de ser um professor, bem como os desafios inerentes à essa profissão. Assim, além de dialogar com vocês, os visitantes, esse blog será um meio para dar visibilidade às produções dos educandos, propor atividades, relatar nossas experiências e levar um pouco da ciência geográfica pelas marés da internet.

Boa navegação!

Atualização: 11/03/2011

Atualmente o trabalho é supervisionado pelas professoras Maria Helena Carvalho Rodrigues Silva  (Escola Estadual Santa Rita de Cássia) e Maria Aparecida Salazar (Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes). A coordenação é de Janete Regina de Oliveira, professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa.

Para conhecer parte do nosso trabalho, clique aqui.