domingo, 18 de março de 2012

O Quinze, Livro Trailer e outras coisas mais

A publicação "O meu nome é Severino" gerou duas contribuições: a primeira delas é da professora Conceição Gonçalves. Por meio da seção comentários ela sugeriu o livro "O Quinze", de Rachel de Queiroz. Através deste, diz a professora, é possível trabalhar a migração nordestina.

Pode-se também problematizar questões relacionadas à chamada "indústria da seca". Sobre esse assunto, Malvezzi (2007, p.9) nos lembra que "o Semi- Árido brasileiro não é apenas clima, vegetação, solo, Sol ou água. É povo, música, festa, arte, religião, política, história. É processo social. Não se pode compreendê-lo de um ângulo só." Adiante, o autor ainda menciona  que o Semi-Árido do nosso país é o mais chuvoso e populoso do planeta:  "Há déficit hídrico. Mas essa expressão não significa falta de chuva ou de água. O grande problema é que a chuva que cai é menor do que a água que evapora. [...]. Logo, o jeito de agasalhar a água de chuva é fundamental para aproveitá-la." (MALVEZZI, 2007, p.10).   Observa-se, portanto, a existência de uma gama de assuntos que podem ser visualizados através das categorias de análise geográfica

Na busca por informações sobre a obra em questão acabamos conhecendo o projeto "Livro Trailer". A ideia é apresentar trailers de livros para despertar o interesse dos educandos pela leitura.  Abaixo o Livro Trailer de "O Quinze".


Outros vídeos do projeto "Livro Trailer", desenvolvido pelo Multimeios, podem ser acessados por aqui

Ainda sobre a obra "O Quinze", há também um curta-metragem realizado pelo Núcleo de Cinema Experimental de Cachoeiras de Macacu, com estudantes do Colégio Municipal Professor Carlos Brandão. Seguem os links da Parte 1 e da Parte 2. A produção centra-se nos capítulos 10, 11 e 13. 

A também professora Fátima Franco mencionou outras duas versões para se trabalhar a obra "Morte e Vida Severina". Estas possibilidades podem ser conferidas no blog que ela administra, o "Leitura e Escrita na Escola". Trata-se de um musical exibido pela TV escola nos anos 80 e de um poema musicado por Chico Buarque.

Como já mencionamos, pode ser muito interessante trabalhar obras literárias a partir da articulação de várias disciplinas e da contribuição de recursos diversos. 

Professoras Conceição Gonçalves e Fátima Franco, muito obrigado por ampliarem as possibilidades através de suas ótimas sugestões.

Leitores, se tiverem gostado das contribuições, o crédito é todo delas. 

Abraços.

Referência:
MALVEZZI, Roberto. Semi-Árido: uma visão holística. Brasília: Confea. 2007.

Texto escrito por: Higor Mozart Geraldo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário