terça-feira, 21 de junho de 2011

Exatamente às 14h16 do dia de hoje ele chegará!

O inverno começa hoje, 21/06/11, às 14h16, em todo o Hemisfério Sul. Mas você deve estar perguntando: mas o inverno tem até data e hora marcada para chegar?  É isso mesmo, esse horário é o momento em que os raios do sol começam a incidir com maior intensidade no Hemisfério Norte.

Nesse mesmo dia acontece o Solstício de Inverno. Mas o que é um solstício? Esse nome está associado com a quantidade de radiação solar recebida por cada hemisfério. Assim, dizer que ocorreu o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul significa dizer que este hemisfério recebeu  a menor quantidade de luz do sol em todo ano, tendo a sua noite mais longa.  No outro hemisfério, no norte, ocorre o Solstício de Verão, pois é quando este hemisfério recebe a maior quantidade de radiação solar, fazendo com que o seu seja o mais longo do ano.

A mudança das estações do ano se ocorre devido ao ângulo de inclinação terrestre de 23º27’, assim em função da Terra girar em torno do Sol, cada hemisfério recebe uma quantidade diferente de luz solar.

A figura abaixo demonstra o que acontece atualmente: o verão no Hemisfério Norte e o inverno no Hemisfério Sul

 

Já esta figura mostra a situação oposta. Nela é retratado o  verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte


Crédito das imagens: UFRGS
Texto: Higor Mozart Geraldo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário