terça-feira, 24 de maio de 2011

Cinzas do Vulcão Islandês 1 X 0 Barcelona



Hoje vamos falar de Geografia através de uma reportagem publicada em um site de esportes. É isso mesmo! Não estamos ficando malucos, veja o trecho abaixo:

"Lionel Messi e companhia estão acostumados a passarem com facilidade pelos adversários dentro de campo, mas nos próximos dias o Barcelona terá um rival difícil de ser driblado fora deles. O vulcão Grimsvötn, o mais ativo da Islândia, entrou em erupção no último sábado e já levanta uma coluna de cinzas de cerca de 15 km." (Globoesporte.com)  

O Portal IG, por sua vez, trouxe uma reportagem na qual verificamos que as cinzas desse vulcão causaram o cancelamento de aproximadamente 250 voos na Europa. Além disso, há a previsão de cancelamento de outros 500. No site há também fotos que mostram os passageiros descansando no chão do aeroporto de Edimburgo, na Escócia. Você já imaginou a quantidade de compromissos que essas pessoas terão que adiar por causa das cinzas do vulcão? 

RESULTADO: Em função de tudo isso, o Barcelona teve que antecipar a sua viagem para Londres, a fim de evitar o caos áreo.

Essas são algumas das provas de que o espaço (com seus vulcões e diversos outros elementos) influencia a vida de mulheres, homens e até do quase invencível time do Barcelona! Mas não se esqueça: nos também deixamos nossas marcas nesse espaço. E de que formas deixamos essas marcas? Pense nisso!

Estudantes, as reportagens sobre o vulcão podem ser lidas nos sites abaixo:


Professoras, professores e graduandos em Geografia: terminamos com uma passagem do professor Kaercher (2000, p 168) que, sem dúvidas, inspirou esta postagem:

"[...]é importante superar a visão do espaço como palco, como suporte de nossa existência mostrando-o como algo dinâmico e extremamente influenciador de nossa vida, mostrando aos alunos que as vivência e reflexões espaciais nos acompanham a todo instante e que dependem de nossa classe social e também de nossa condição de etnia, gênero, religiosidade e outras questões." 

Referência:

KAERCHER, N. Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas em Geografia para além do livro didático. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia. Práticas e Textualizações no Cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000. p. 135- 169.

Professora Janete, muito obrigado pela sugestão de pauta.

Higor Mozart. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário