segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

América + Ásia = Amásia, o supercontinente

De acordo com estudiosos da Faculdade de Geologia e Geofísica da Universidade de Yale, nos EUA, o movimento dos continentes no sentido do Polo Norte originará a Amásia, um supercontinente formado pela fusão entre América e Ásia. Estima-se que o processo ocorrerá da seguinte forma: a América do Norte progressivamente irá se unir com a do Sul, o que causará o fechamento do Mar do Caribe. Em sequência, o conjunto formado flutuará até o Norte da Ásia, estabelecendo o fim do Oceano Ártico e o surgimento da Amásia. Segundo os cientistas, tudo isso acontecerá entre 50 e 200 milhões de anos.

Simulação do movimento dos continentes até o surgimento do supercontinente Amásia. Divulgação: NATURE.
Vale destacar que de acordo com as informações do Portal IG EDUCA, "supercontinente" é um termo dado pelos geólogos aos "grandes agrupamentos de terra formados pelos continentes do planeta". Sabe-se ainda que a formação está associada ao movimento das placas tectônicas.

O supercontinente mais famoso de que se tem conhecimento é a Pangeia, formada pela Gondwana (América do Sul, África, Austrália e Índia) e pela Laurásia (América do Norte, Europa, Ásia e Ártico), conforme demonstra o vídeo abaixo:


No entanto, existiram também outros supercontinentes, como Columbia e Rodínia. Se quiser ler mais informações sobre eles, clique aqui

Mais informações sobre "Amásia":
Cientistas explicam como vai surgir o supercontinente Amásia
Estudo mostra que Amásia será o próximo supercontinente

Nenhum comentário:

Postar um comentário