sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fotos do Vulcão Puyehue

Como tem sido mostrado nos telejornais e na internet, o vulcão Puyehue, no Chile, entrou em erupção após um longo tempo de inatividade. A nuvem de cinzas gerada pela erupção já atingiu seis países da América do Sul, inclusive o Brasil. 

Por causa disso, diversas consequências podem ser verificadas. Uma delas, por exemplo, é a possibilidade do adiamento da final da Copa Libertadores da América, entre Peñarol e Santos. Essa  possibilidade existe porque os aeroportos do Uruguai, onde acontece a partida, foram fechados, o que ocasionou o cancelamento de vários voos.  Para saber maiores detalhes sobre essa notícia, clique aqui:


No Brasil e em outros países, vários voos também foram cancelados, isto ocorreu porque as cinzas atrapalham a visão dos pilotos dos aviões. As reportagens abaixo apresentam mais informações sobre esse assunto:


Além disso, você sabia que existe um casal brasileiro em São Carlos de Bariloche, no sul da Argentina, que não pode voltar para o Brasil devido às cinzas do vulcão? É exatamente essa a situação de Harmonny Souza e Vinícius Macedo. Essa notícia pode ser lida por aqui.

A fumaça do vulcão, por conter enxofre, atinge também a saúde humana, provocando a ardência nos olhos e a inflamação nos brônquios. Veja essa informação e outros detalhes relacionadas ao vulcão Puyehue, neste link aqui.

Para além do caos áreo, é importante refletir sobre os efeitos socioambientais que as cinzas podem gerar. Quais são os reflexos gerados na fauna, na flora e nos recursos hídricos? Um exemplo disso,  é a reportagem publicada na versão do dia 8 do Jornal Zero Hora que alerta para a possibilidade de que as partículas das nuvens de cinza tenham se incorporado às gotas de água, promovendo um pequeno aumento da acidez da chuva no Rio Grande do Sul. Para ler essa notícia clique aqui.

Há pouco tempo as cinzas de um outro vulcão, também causaram um série de consequências, você se lembra? Para ler a postagem que fizemos sobre essa assunto é só clicar no link abaixo:

Cinzas do Vulcão Islandês 1 X 0 Barcelona 

Mas onde estão as FOTOS que prometemos no título dessa postagem? Ah, antes que nos esqueçamos, aí vão os endereços:

Vulcão Puyehue
Chile's Puyehue Volcano Erupts

Vale a pena conferir, são impressionantes.

Dica das fotos: Douglas Moraes (@harrygeografo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário