quarta-feira, 2 de março de 2011

Simpósio de Integração Acadêmica - UFV (2010)


O Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), evento anual integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, busca promover e sedimentar a articulação entre as instâncias de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal de Viçosa. No ano de 2010 o tema foi “Universidade Integrada: Conhecimento e Sustentabilidade”, que trouxe a preocupação de fomentar o debate sobre uma produção do conhecimento comprometida com a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

O evento foi composto por palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas exposições, seminário de experiências de ensino e atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além disso, houve apresentações de trabalhos (painel e oral) em que os bolsistas do PIBID, em parceria com supervisores e coordenação, apresentaram as produções desenvolvidas nas escolas em que atuam. A ocasião não poderia ser melhor, uma vez que as atividades do PIBID são movidas pelos mesmos propósitos que sustentam o SIA, sobretudo no que diz respeito à interação entre ensino, pesquisa e extensão.

Por serem frutos de um Pibid que promove a ciência geográfica, as produções buscaram contribuir para o debate através de discussões centradas no espaço geográfico. A seguir os títulos dos oito trabalhos que foram expostos: Consumo e poluição: a prática de ensino de geografia no nível fundamental; Ensino de Geografia: a música como representação do espaço geográfico; Visita ao Museu de Ciências da Terra Alexis Doroeef: a prática de ensino de geografia aplicada na Escola Estadual Santa Rita de Cássia; Qualidade e vida e resíduos sólidos: um projeto de ensino de geografia na Escola Municipal Padre Francisco Jose da Silva; As potencialidades do Dicionário geográfico como um instrumento no ensino de geografia; A Interdisciplinaridade como meio de identificação de dificuldade e articulação no processo de ensino aprendizagem da Escola Estadual Santa Rita de Cassia; Conhecendo a Mata do Paraiso: a prática de ensino de geografia na escola Estadual Santa Rita de Cassia; Analisando a conformação urbana da cidade de Viçosa com os estudantes do 9º ano da escola Estadual Santa Rita de Cassia.

Site do Evento: SIA/UFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário