domingo, 11 de agosto de 2013

Você já conversou?

Você já conversou com seus alunos sobre o IDHM ( índice de desenvolvimento humano)? Você já tentou explicar para eles a importância, motivos e anseios das cotas para negros e pardos nas universidades? As vezes seguimos tão a risca o roteiro de atividades do cotidiano escolar, que algumas questões importantes como essas acabam sendo deixadas de lado, ou porque espera-se que elas sejam debatidas em anos seguintes na formação do dicente, ou pela falta de informação e materiais didáticos ao alcance do próprio professor. Porém, pode ser que algumas dessas pautas nunca apareçam na vida do educando durante o período escolar, mas caso apareça pode ser que elas não sejam discutidas tão afundo, colaborando para que cada vez menos o dicente se posicione frente à questões importantes na nossa sociedade.

Mas para a nossa felicidade vivemos a era da informação, onde poucas são as coisas que ainda pernacem ocultas e não discutidas.

De forma atraente e didática o
Atlas Brasil permite você acessar o IDH da sua cidade levantando dados recente sobre sua qualidade de vida. Podendo ser uma ótima ferramenta na hora de aproximar os alunos e realidade. Como o proprio site diz: "o Atlas Brasil 2013 orienta caminhos e provoca reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país."

Outra dica é o site do
O Tempo que vai apresentar de forma bem detalhada e completa todas as questões envolvendo o discurso sobre cotas raciais. Assim que clicar no link aqui indicado, o site abrirá com um aplicativo (Todas as cores da educação) que irá te guiar por todas as informações necessárias.

E aí, vai deixar essas discussões pra depois?

Um comentário: