terça-feira, 28 de junho de 2011

Mapa interativo apresenta os conflitos mundiais dos últimos 2900 anos

Mapa do Conflict History apresenta as 110 ações militares realizadas entre 2000 e 2011 (Reprodução)

Seria melhor não que não houvesse a necessidade de confeccionar um mapa assim, ainda mais com tantos pontos em vermelho. Mas já que as guerras e conflitos existiram e existem, o site Conflict History decidiu organizá-los em um mapa interativo. Por meio dele é possível pesquisar sobre os grandes confrontos ocorridos nos últimos dois mil e novecentos anos

O site, baseado na tecnologia do Google Maps, se apresenta como uma verdadeira enciclopédia. Afinal, além de precisar a localização das principais batalhas , é possível ler diversas informações sobre as mesmas. Para essa última opção, basta clicar no ícone "i" presente no quadro do lado esquerdo do site. Na parte inferior há uma linha do tempo (timeline) que lhe permite escolher o período desejado, já no canto superior direito, há uma caixa de pesquisa (search conflicts) para a localização de um evento em específico. Vale ainda destacar que ao clicar em cada um dos pontos, é possível visualizar o mapa através de uma escala maior, isto é, com maior nível de detalhes.

Através da imagem que ilustra esta postagem é possível verificar que nos últimos 10 anos ocorreram espantosas 110 ações militares, uma delas inclusive no território brasileiro, você se lembra qual foi? 

Em tempo, o site Conflict History, em inglês, pode ser acessado por aqui

Informação especial para os educandos do ensino fundamental e médio: Nesse post se falou em escala. Vale lembrar que quanto maior a escala, maior será o nível de detalhes de um mapa. Além disso, as maiores escalas são aquelas que possuem o menor denominador. Para saber mais sobre esse assunto visite o seguinte endereço: Escala cartográfica.


PS.: A resposta para a pergunta que fizemos pode ser encontra logo abaixo nos comentários!

Um comentário:

  1. Resposta: A invasão nos morros cariocas comandada pelo exército brasileiro.

    Você acertou? Aproveite e, se quiser, comente o que achou do Conflict History.

    Muito obrigado!
    Abraços.

    ResponderExcluir