sexta-feira, 22 de julho de 2011

WorldMapper

Em artigo publicado no site Online-Behavior, Daniel Bronfen (autor da imagem presente na postagem feita no dia 20, encontrada logo abaixo) versa sobre o processo criativo associado aos mapas que ele elaborou e destaca que estes se basearam nos dados coletados no Censo de 2010. Além disso, Bronfen realçou que as imagens publicadas no site WorldMapper.org lhe serviram de inspiração. Pois bem, visitamos este endereço e descobrimos interessantes mapas como este aqui sobre a evolução do número de usuários de internet no período de 2000 a 2007, ou este abaixo sobre a população mundial:

© Copyright SASI Group (University of Sheffield)

Cabe destacar que o conceito apresentado em alguns mapas e animações do WorldMapper.org se assemelha muito ao serviço disponibilizado pelo  SHOW. Abaixo, por exemplo, a partir desse último serviço podemos visualizar os países representados de forma proporcional a quantidade de barris de petróleo associadas a cada um dos territórios. 

(Clique na seta no centro do mapa)

Não se esqueça de pensar nas causas e nas implicações das diferenças representadas em cada um dos mapas que você observa Quais fatores estão associados aos diferentes contornos assumidos pelos países acima? Quais elementos se relacionam com as formas assumidas pelos estados e regiões representadas  no infográfico de Daniel Bronfen ?

Para ler a postagem que fizemos sobre o SHOW e ver algumas de suas características acesse o link a seguir: Mude o mundo, um mapa por vez

Texto redigido pela Equipe do Geopibid.

Um comentário:

  1. gostei muito do blog parabens

    diego f ramalho
    licenciado em geografia

    http://escolavirtual1.blogspot.com/

    ResponderExcluir