quinta-feira, 10 de março de 2011

Mude o mundo, um mapa por vez

Mude o mundo, um mapa por vez. É esse o slogan do SHOW, um site que de forma interativa apresenta diversas informações estatísticas dispostas em um mapa. O grande diferencial é que os países são representados de forma proporcional ao peso que eles possuem em uma determinada série de dados. Assim você escolhe a informação desejada e o mapa se transforma. Do lado direito, ao clicar na opção ranking é possível ver uma hierarquização dos países de acordo com sua importância no parâmetro analisado, já a opção ABC permite localizar os países por ordem alfabética. O site é em inglês e frequentemente recebe a inserção de novos indicadores. Além disso, cada mapa vem acompanhado de pequenos textos que contextualizam os dados exibidos. Há também a possibilidade de ver informações mais detalhadas de dois países: os Estados Unidos e o Japão.

Abaixo você pode conferir o mapa da população mundial. Espere carregar e clique na seta no centro do mapa. Note o tamanho assumido, por exemplo, pela China. Para saber a população de cada país é só passar o mouse por cima dele. Para voltar à proporção original basta clicar na seta presente no canto esquerdo superior, onde está escrito resize.


Veja agora o mapa abaixo sobre as emissões mundiais de gás carbônico. Qual é a relação, por exemplo, entre os tamanhos assumidos por China e Estados Unidos com o número de indústrias presentes em cada um destes países? E o que dizer sobre o número de veículos presentes nestes países?


Já na imagem abaixo, o parâmetro analisado é a distribuição da produção de café. Observe o tamanho assumido pelo território brasileiro que, segundo informações do SHOW, é responsável por 31,8% da produção cafeeira no mundo. Quais são os fatores que proporcionam ao Brasil esta posição? Quais sãos implicações decorrentes disso?


As fontes dos dados são provenientes de instituições como a Unicef, Anistia Internacional, Unesco, entre outros. Para acessar o SHOW e conhecer diversas informações sobre o espaço geográfico mundial é só clicar aqui. Pesquise o número de crianças nas escolas, por exemplo, e procure desvendar o que está por trás de cada uma das informações, as correlacione com outros indicadores, busque mais fontes em livros e na internet. Bom trabalho!

Referência: Brasil Acadêmico 
Texto redigido por Higor. 

Um comentário:

  1. Pessoal! gostaria de saber como vcs fizeram para salvar esses mapas? quero levar para a sala de aula. Será q vcs podem me ajudar?
    meu e-mail é jordanabogo@gmail.com
    grata
    Jordana

    ResponderExcluir